Muitas pessoas receberam orientação financeira dentro de sua própria família, pois no passado isso não costumava acontecer nas escolas. Hoje em dia é comum que as crianças recebam esse tipo de educação na escola, mas a educação de casa não deixa de ser importante.

O ensinamento que a criança recebe em casa é sempre o mais importante, por isso, se ela aprende na escola e em casa ela recebe uma orientação diferente, é muito provável que ela siga o que aprendeu com a família.

O exemplo que a criança recebe em casa é o que fará grande diferença no seu futuro. É por isso que existem 5 lições que todos devem receber.

1 – Tenha respeito pelo seu dinheiro

Você já deve ter escutado alguém falando que dinheiro não aceita desaforo, não é mesmo? Agora imagine quantos desaforos você já cometeu com seu dinheiro só nesses últimos dias.

Um exemplo desses “desaforos” são aquelas compras desnecessárias, que você se arrepende logo em seguida.

Não podemos esquecer das vezes que você não pediu um desconto que poderia fazer grande diferença no seu bolso.

Outra das falhas comuns é esquecer de pagar alguma conta e depois ter que pagar uma multa por conta do atraso.

Entre os piores desaforos está o gasto de luz desnecessário. Sempre tem aquela pessoa que anda pela casa toda, acende todas as luzes e sempre esquece elas acesas. Assim também você acaba perde dinheiro.

A primeira atitude é começar a prestar mais atenção nos seus gastos e buscar maneiras de economizar.

2 – Trace objetivos

A segunda lição é: Tenha sempre objetivos! Eles devem ser de curto, médio e longo prazo.

Ter um foco é muito importante, pois dessa maneira você vai saber onde quer e precisa chegar. Quando você traça uma meta, ela é quem vai te guiando até onde você quer chegar.

Quando as metas são bem definidas, tudo fica bem mais fácil, inclusive poupar dinheiro.

3 – Dê um passo para trás

Viva sua vida, mas sempre um pouco abaixo do que ela é de verdade. Essa é uma dica que poucas pessoas seguem, mas que pode fazer total diferença em sua vida.

Por exemplo: Se você é uma pessoa que recebe R$ 5 mil, você não deve gastar todo esse valor, você deve usar R$ 4 mil e o restante você deve poupar e investir para que, lá na frente, sua vida seja melhor.

Tente sempre guardar um dinheirinho para investir no seu futuro.

4 – Busque aprender mais sobre educação financeira

A quarta atitude que você deve tomar é reservar pelo menos ½ hora da sua semana para se dedicar a aprender sobre educação financeira. Esse tempo não precisa ser apenas em um dia, você pode, por exemplo, usar 10 minutos lendo algo sobre economia.

Se você estuda 5 minutos em um dia, 10 minutos no outro e assim por diante, no final da semana você já terá estudado o tempo necessário.

Se você determinar que isso será uma atividade semanal, em pouco tempo você ficará craque no assunto e saberá como administrar seu dinheiro da melhor forma.

5 atitudes para enriquecer

5 – Saiba comparar preços

Essa é uma dica valiosa! Nem sempre todos os produtos são compatíveis com o valor cobrado, existem muitas coisas que estão superfaturada, por isso é sempre bom avaliar antes de fazer a compra.

No momento em que está pensando em comprar algo, não se pode pensar emocionalmente, nessas horas é preciso ser racional. Antes de comprar qualquer coisa, faça pesquisas, busque pelo melhor preço, compare.

Tente evitar ao máximo os gastos desnecessários, não compre coisas que você não precisa e tente sempre melhorar a forma de administrar o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.