Muitas pessoas têm dificuldade em saber usar seu dinheiro de forma correta, e se você é uma delas, saiba que essa tarefa pode ser muito mais simples do que imagina. Basta adotar algumas dicas e hábitos básicos no seu dia a dia.

Isso mesmo! Pode não parecer, mas algumas pequenas mudanças em nossos hábitos financeiros, podem fazer um grande impacto em como lidamos com as finanças pessoais.

E se você quer realmente melhorar a gestão do seu dinheiro, continue lendo esse post e confira algumas ideias que separamos nesse artigo para ajudar você nesse sentido.

10 dicas para controlar suas finanças

1. Anote tudo

A primeira dica para controlar suas finanças pessoais é anotar todas as suas despesas. O ideal é que você anote em uma planilha financeira, assim terá mais facilidade na hora de contabilizar tudo.

2. Conheça a sua renda

Mais um dos hábitos que você precisa ter é o de conhecer a sua renda. Existe um erro comum de achar que renda é igual salário.

Mas, é necessário levar todos os descontos e impostos. Por isso, análise a sua renda real, descontando tudo isso e acrescentando todas as fontes possíveis, como aluguéis.

3. Tenha um gerenciador financeiro

Para facilitar o seu controle financeiro, você também deve apostar em um gerenciador de finanças. Com ele, você conseguirá visualizar seus gastos e renda de forma otimizada.

Como controlar as finanças pessoais

4. Livre-se das suas dívidas

Se você tem dívidas em aberto, é necessário quitar tudo antes de começar a pensar em investir. O ideal é tentar quitar tudo a vista, uma vez que as cobradoras dão excelentes descontos.

Mas, se não for possível, opte por um parcelamento que não tenha juros altíssimos.

5. Guarde dinheiro para uma reserva financeira

Depois de quitar todas as suas dívidas, comece a criar uma reserva financeira. Para isso, passe a guardar 30% da sua renda. 

6. Sempre avalie as suas compras para não comprar por impulso

As compras por impulso são as grandes vilãs das finanças pessoais. Isso porque você acaba gastando além do que deve, e na maioria das vezes em algo desnecessário.

Por isso, antes de fazer uma nova compra, avalie se ela é realmente necessária.

7. Planejamento é fundamental

O planejamento é indispensável nas suas finanças pessoais. É com ele que será possível estabelecer metas financeiras, bem como evitar armadilhas.

8. Não compre nada sem comparar preços antes

Outra dica de compras que irá ajudar nas finanças pessoais é sempre pesquisar antes de comprar qualquer coisa. Dessa forma, você conseguirá avaliar locais que ofereçam preços menores ou condições melhores.

9. Limite o seu gasto mensal

Um dos grandes erros dos brasileiros é sempre viver no limite, ou seja, gastam exatamente ou até mais do que ganham.

Para não passar por esse tipo de situação você precisa limitar o seu gasto mensal, ou seja, determinar um limite para viver.

O ideal é que todas as suas despesas não ultrapassem 70% da sua renda mensal.

10. Comece a investir

Depois de criar uma reserva financeira, quitar as dívidas e passar a ter um limite mensal, comece a investir para fazer o seu dinheiro trabalhar por você.

Existem várias opções de investimento, desde o tesouro direto até ações na bolsa, mas o ideal é estudar com calma cada um para avaliar qual se encaixa melhor no seu perfil.

Com essas dicas simples, além de administrar suas finanças de maneira mais eficaz, você passará a ser um investidor, e, no futuro, poderá alcançar a tão sonhada liberdade financeira.