Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo menos 40% da população se encontra com o nome negativado. Ou seja, mais de 61 milhões de pessoas está passando por esse tipo de situação hoje em dia.

Mas, o que fazer depois de sujar o nome? Muitas pessoas acabam ignorando a dívida, o que é um grande problema. Afinal de contas, ela continuará a render juros e crescer. Isso sem contar que você ficará impedido de ter cartões de crédito, e solicitar linhas de crédito.

Contudo, se você não está com o nome limpo não é preciso se desesperar. Existem algumas dicas para você conseguir limpar o seu nome e voltar a ter tranquilidade financeira. Confira abaixo algumas delas!

O que fazer quando se está com o nome negativado

Avalie a sua situação financeira

A primeira coisa que você precisa fazer é avaliar a sua situação financeira. Antes de começar a negociar sua dívida você precisa verificar se tem condições de quitá-la.

Caso contrário, é necessário avaliar que casos podem ser reduzidos os gastos, assim você conseguirá o valor suficiente para isso. Outra possibilidade é arranjar uma nova fonte de renda, como revender produtos de beleza, trabalhar com marketing de afiliados ou até mesmo vender comida pronta para fora.

Renegocie a sua dívida

O segundo passo para resolver a questão do nome negativado é renegociar a sua dívida. O ideal é que você entre em contato diretamente com a empresa onde você fez a dívida. Mas, em muitos casos a negociação pode ser feita em empresas de cobrança.

O melhor é que você tente regularizar seu débito de uma vez só. Isso porque as empresas oferecem excelentes descontos para quem opta por esse pagamento. Mas, se a sua situação financeira não permitir, então é melhor parcelar.

Você também pode renegociar a sua dívida em feiras promovidas pelo Serasa e Procon. Esses eventos oferecem excelentes condições para quem deseja limpar o nome negativado.

Coloque tudo em débito automático

Não há nada pior do que perder uma excelente renegociação porque esqueceu de pagar uma parcela. Por conta disso, o ideal é que você programa o pagamento das parcelas para débito automático.

Caso você não tenha essa possibilidade, então sempre coloque na sua agenda, dois dias antes do vencimento, o lembrete de pagar a mensalidade.

Mantenha um controle financeiro

Uma vez que você conseguiu renegociar as suas dívidas e já começou a pagá-las, comece a fazer um controle financeiro de tudo. Todas as suas rendas e despesas precisam ser anotadas em uma planilha, de modo a facilitar a sua organização.

Somente dessa forma você conseguirá evitar que tudo volte a virar uma bola de neve. Existem vários aplicativos para smartphone que podem te ajudar a fazer esse controle. Então, não deixe de aproveitá-los, ou, de usar planilhas.

Essas são algumas dicas para você solucionar o problema de nome negativado. Colocando-as em prática, você conseguirá regularizar a sua situação financeira, e mantê-la dessa forma, sem voltar a sujar o nome.