Fazer uma boa gestão de finanças pessoais é um desafio para a maioria dos brasileiros. Isso porque, muita gente se quer sabe como realmente gasta o seu dinheiro.

E como no Brasil o gerenciamento financeiro não é algo que aprendemos na escola, é comum ver pessoas que acabam caindo em armadilhas, ou que gastam mais do que realmente podem.

Isso sem contar que boa parte da população não planeja suas finanças a longo prazo.

Mas afinal, o que é gestão de finanças pessoais?

A gestão de finanças pessoais nada mais é do que o controle sobre as suas contas, renda, objetivos e metas. É o modo como você lida com o seu dinheiro, de forma a suprir as suas despesas e planejar o seu futuro.

Ela é importante para que você evite gastos desnecessários, bem como não entre em dívidas que não pode assumir. Esse gerenciamento também te ajudar a criar uma reserva de emergência para crises ou imprevistos, e ainda concretizar suas metas de vidas.

E, claro, também te ajuda a ter uma qualidade de vida melhor.

Gestão de finanças pessoais – aprenda a gerenciar suas próprias finanças

Dicas para melhorar a gestão de finanças pessoais

Quer melhorar a gestão de finanças pessoais? Então confira essas dicas!

Registre todas as suas despesas

Esse processo é um pouco trabalhoso mas faz toda a diferença para o controle financeiro. Dessa forma, você saberá exatamente onde está gastando o seu dinheiro, o que te ajudará a entender melhor o que pode ser reduzido ou até cortado.

Tenha metas

Mais uma dica para melhorar a sua gestão de finanças pessoais é traçar metas. Elas são essenciais para que você saiba onde deseja chegar, e quais são os passos necessários para elas serem alcançadas.

Por exemplo, se você deseja viajar no próximo ano, é necessário fazer um levantamento do quanto será gasto, como é possível economizar, qual o período ideal, e, claro quanto será necessário guardar.

Use ferramentas tecnológicas a seu favor

As novas tecnologias podem te ajudar, e muito, a fazer uma boa gestão de finanças pessoais. Muitas pessoas param no meio do caminho, o que acaba prejudicando esse gerenciamento.

Através dessas ferramentas, será mais fácil fazer o controle financeiro da sua vida. Isso porque, elas permitirão que você contabilize tudo com mais facilidade, e até mesmo criar relatórios para avaliar os seus gastos mês a mês.

Invista

Se você realmente quer ter tranquilidade financeira no futuro, é necessário investir o seu dinheiro. Existem várias formas de investir, inclusive para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto, ou, não quer assumir grandes riscos.


O dinheiro na poupança é ideal apenas para fundos de emergência. Se você quer fazer o seu dinheiro trabalhar, será necessário investir.

Por isso, não deixe de fazer a gestão de finanças pessoais de forma eficaz, para conseguir ter uma vida estável não só agora, mas no futuro. Somente assim você terá tranquilidade.