O imposto de renda é um tributo que gera bastante confusão na cabeça das pessoas. Isso porque, a maioria delas não sabe direito para que ele serve e quem precisa pagar.

Se você também tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de ler esse post até o final. E descubra mais sobre esse encargo e a sua importância.

Imposto de renda; Saiba o que é e qual sua importância

O que é imposto de renda?

O imposto de renda nada mais é do que um mecanismo de controle de renda da população. Ele precisa ser pago tanto por pessoas jurídicas como por pessoas físicas e é analisado anualmente pela Receita Federal.

Esse imposto controla não apenas a remuneração dos cidadãos, mas também a questão das bonificações, rendas extras e até aposentadoria.

Todos os recursos arrecadados através do imposto de renda são redirecionados para a manutenção do bem-estar da população. Ou seja, o dinheiro é reinvestido em vários aspectos, como saneamento básico, educação, e realização de serviços.

Esse tributo varia conforme a remuneração de cada indivíduo. Ou seja, quanto mais o cidadão ganhar, mais ele terá que contribuir.

Quem deve pagar o imposto de renda?

Não é toda a população que precisa pagar esse imposto. Na verdade, todos os indivíduos que recebem menos de R$28,559,70 por ano estão isentos do pagamento desse tributo.

Qual a importância do imposto de renda?

Muita gente acha que o imposto de renda é um tributo desnecessário. Contudo, é graças a ele que o Governo pode ficar de olho na renda da população, evitando que pessoas ganhem dinheiro de forma ilícita.

Através dele é possível, inclusive, investigar desvio de dinheiro, roubos, tráfico de drogas entre outras atividades criminosas.

Isso porque, na declaração de imposto de renda todos os rendimentos e gastos precisam ser declarados. Caso contrário o contribuinte terá que se explicar à Receita Federal, podendo ter que pagar multas e até mesmo sofrer ações judiciais.

Além disso, também é necessário levar em conta que o imposto de renda também é importante para a manutenção do bem-estar da sociedade. Além de ser investido em áreas como a de educação, tecnologia e saúde, ele também pode ser usado para a criação e manutenção de programas de emprego.

Como pagar o imposto de renda?

Para pagar esse tributo você precisa declarar todos os seus ganhos e despesas.

Esse documento é essencial, pois, existem vários itens que acabam gerando descontos no pagamento do tributo, como gastos com educação. Contudo, ele é bastante complexo, e qualquer erro de informação, até mesmo um centavo, pode gerar problemas com a RF.

Por conta disso, na hora de fazer a sua declaração o ideal é procurar um contador. Esse profissional é especializado na questão tributária, e poderá te dar todo o suporte necessário para que o documento seja preenchido e você não tenha problemas.

Agora que você já sabe a importância, não deixe de fazer a sua declaração e fazer o pagamento do tributo anualmente. Você estará cumprindo a sua parte como cidadão para que o bem-estar da população seja mantido em perfeita ordem.