Em uma entrevista de emprego existem algumas perguntas que são bem comuns, entre elas está a famosa pergunta sobre qualidades e defeitos. É claro que essas perguntas são sempre para conhecer melhor o candidato, é por isso que é sempre importante estar preparado e saber quais pontos positivos e negativos podem ser citados.

Existem alguns truques que podem lhe ajudar na hora de enumerar seus pontos fortes e seus pontos fracos. Com esses truques você saberá como se sair bem para qualquer entrevista de emprego.

Pontos positivos e negativos

Identifique seus pontos positivos

Nunca é bom exagerar na hora de falar sobre seus pontos mais fortes, isso pode ser considerado excessivo. Tudo deve ser feito na medida certa, de forma racional e moderada.

Todo recrutador procura um candidato que se destaque entre os demais, que tenha características que não sejam tão comuns. Responsabilidade, proatividade, persistência e domínio de uma língua estrangeira já são um diferencial.

Não é bom que isso tudo seja mencionado como autoelogio, por isso você deve dar exemplos de algumas situações em que essas características fizeram diferença na sua vida profissional. Deixe destacada a sua facilidade em resolver problemas e também sua capacidade em conseguir respostas para certos desafios.

Saber admitir seus pontos fracos

Também é importante você saber falar sobre seus pontos negativos, mas você deve tomar cuidado para não acabar enumerando defeitos que poderão lhe afastar do processo seletivo. Nesse ponto da entrevista a ideia do recrutador é apenas saber se você é capaz de ultrapassar obstáculos.

Ser honesto e sincero é de boa conduta, mas na hora de falar dos seus aspectos negativos procure não exagerar. Uma forma de se sair bem é sempre mencionar o que está fazendo para melhorar. Por exemplo, se você tem dificuldade ou falta de conhecimento em determinada área, fale que já está buscando aprender e se capacitar mais sobre a mesma.

Lembre-se de não falar como se você fosse uma pessoa desorganizada ou sem capacidades para cumprir tarefas, principalmente aquelas que estão ligadas ao cargo ao qual está se candidatando.

Para qualquer pergunta feita pelo entrevistador, nunca responda com respostas decoradas, tente se adaptar a cada entrevista.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.