Todo currículo precisa ter um resumo de qualificação, pois é através dele que você conseguirá demonstrar os principais pontos de suas experiências.

O ideal é que cada resumo não tenha mais que duas linhas. Afinal, como o próprio nome diz ele é um resumo, e precisa apresentar de forma compacta as principais informações da experiência.

Além disso, ele precisa ressaltar o seu desempenho naquele emprego, de modo a demonstrar o seu potencial como profissional. Por isso, o ideal é que você analise com calma cada experiência antes de fazer esse texto.

Resumo de qualificação: Conheça alguns exemplos

Confira nesse post algumas dicas e exemplos para falar de sua qualificação de forma resumida.

Dicas e exemplos de resumo de qualificação

Inclua evidências que comprovem o seu desempenho profissional

No resumo de qualificação você deve trazer evidências que comprovem o seu bom desempenho. Confira abaixo alguns exemplos.

  • Em um ano consegui melhorar as vendas da empresa em 15%;
  • Participei do desenvolvimento de mais de 100 projetos de marketing;
  • Durante minha experiência dei treinamentos para trainees.

Tudo otimizado

Mais uma vez, o resumo de qualificação deve ser o mais otimizado possível. Ele precisa explicar de forma condensada o porque você se destacou em determinada experiência. Como por exemplo, possuo experiências em programas de edição, bem como de imagens e vídeos, fui responsável pelo setor de finanças durante quatro anos, consegui gerar uma economia de 50% na empresa identificando despesas desnecessárias e otimizando processos.

Foque nas palavras chaves da vaga

Mais uma das dicas para fazer o seu resumo de qualificação é focar nas palavras-chaves da vaga. Dessa forma, você conseguirá alinhar o seu currículo a aquilo que a empresa está buscando.

Confira alguns exemplos:

  • Atuei como gerente durante 2 anos e durante esse período minha equipe bateu a meta nos 24 meses;
  • Durante minha experiência de 3 anos fui promovido a Líder e passei a comandar três equipes;
  • Tenho experiência de 5 anos em segurança no trabalho e diminui o número de acidentes na última empresa em 60%.

Cite premiações

É muito comum que as empresas premiem funcionários que se destacaram. Seja no mês ou no ano. Se você teve alguma premiação durante suas experiências, vale a pena colocar isso no resumo de qualificação.

Veja abaixo alguns exemplos

  • Ganhei por três anos consecutivos o prêmio de excelência no meu último emprego;
  • Durante meus quatro anos de atuação como corretor de imóveis, ganhei três viagens por bater o dobro da meta estabelecida na empresa;
  • Consegui o prêmio de funcionário do ano e ganhei uma especialização na melhor faculdade do Estado.

Com esses exemplos será mais fácil preencher esse campo do currículo. Contudo, você precisa ter em mente que uma das coisas mais importantes é sempre ser sincero.

Jamais minta ou invente alguma informação apenas para tentar se destacar. Se o recrutador descobrir, e provavelmente ele vai, a sua imagem profissional bem como suas chances de se dar bem na entrevista vão escoar pelo ralo.

O seu resumo de qualificação precisa ser sincero. Por isso, faça uma análise profunda sobre as suas experiências antes de começar a preencher esse campo do seu currículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.