O consórcio é uma forma de investimento que tem se popularizado bastante nos últimos anos. Apesar disso, ainda existem pessoas que não sabem o que é um consórcio ou porque ele representa uma excelente modalidade para quem deseja comprar itens de alto valor, mas não dispõe de recursos financeiros suficientes para isso.

Se você é uma delas, então confira esse post na integra e fique por dentro desse assunto.

Afinal, o que é um consórcio?

O consórcio nada mais é do que uma forma de você comprar um item de alto valor, mas, sem ter todo o dinheiro necessário em mãos. Nele, um grupo de pessoas com o mesmo objetivo de compra se reúne para criar um fundo parta que todos os participantes possam comprar o item.

Saiba tudo sobre consórcio e veja quais os motivos para você fazer um

Esse fundo é administrado por uma administradora.

Cada integrante terá que pagar um valor mensal até quitar o valor total do item. Quando a dívida for quitada, é possível pegar o item ou sacar todos o valor acumulado, incluindo juros corrigidos.

Uma das dúvidas de quem se pergunta o que é um consórcio é se ele é um investimento. Na verdade, ele é uma forma de aquisição de itens.

Por que você deve fazer um consórcio?

Mas agora que você já sabe o que é, deve estar se perguntando porque fazer ele. Essa modalidade é bastante popular por vários motivos, tais como:

Você não paga juros

No consórcio você não paga juros, o que pode ser ótimo em relação a financiamentos convencionais. Isso porque eles interferem diretamente no Custo Efetivo Total (CET).

Você só precisará pagar o valor da parcela, juntamente como a taxa de administração.

O valor é reajustado e você tem o poder de compra garantido

O valor reajustado anualmente. Ou seja, há a possibilidade que você consiga um valor maior no final de contas. E além disso o seu poder de compra é 100% garantido.

Custos inferiores

Como todas as despesas como taxa administrativa e fundo de reserva são divididas entre todos os que fazer parte, os seus custos acabam sendo bem menores.

Flexibilidade

Existem consórcios que possuem sistemas bem flexíveis. Por exemplo, se você sentir que não poderá arcar com o resto das mensalidades, é possível diminuir o valor da sua carta de crédito.

Além disso, você pode usar a carta de diferentes formas, dependendo do item. Por exemplo, se for um consórcio de imóvel, é possível tanto adquirir o bem, como mandar reformar um existente.

Consiga o item antes de quitar todo o valor

Além de quitar o valor, você também pode conseguir o item através de lances, ou sorteios. Eles ocorrem mensalmente em assembleias, e apenas aqueles que estão em dia podem participar.

Parte do crédito para cobrir despesas

Outra grande diferencial do consórcio é que você pode usar uma parte do valor para cobrir despesas de aquisição do item. Por exemplo, se você tem interesse em comprar um imóvel, parte do valor poderá ser usado para pagar toda a parte de documentação dele.

Agora que você já sabe o que é um consórcio, bem como as vantagens de fazer um, não deixe de avaliar essa possibilidade. Essa é uma ótima alternativa para a aquisição de itens de valor alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.